segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Viagem rápida

*Eu e a vasta multidão no parque num dia de sol.


Meu dia começou às 7h mais ou menos. Caí da cama e descobri que não ia mais pra Annecy. Já não conseguia mais dormir e resolvi fazer algo: entrei na internet e vi quanto custava a passagem pra Valence, que já tava querendo conhecer. Então foi. Me arrumei e em 40 minutos eu tava ali na estação (é bom morar na frente dela).
Fui em direção a essa cidade que parecia ser muito atraente, porque me falavam em mistura de estilo medieval com construção romana, ali entre Lyon e Avignon. Hmm...
Cheguei muito cedo, tomei um café e já fui reparando nas proximidades que café, restaurante e boulangerie não faltam na cidade. Só que é estranho, poucos viventes pra aproveitá-los. Já era 10 da manhã e eu perguntei se o comércio não ia abrir... Aos poucos algumas pessoas começavam a trabalhar, mas que incrível (!), já era meio dia e era hora de fechar tudo pro almoço. Não entendia o que aquelas pessoas faziam na rua do meio dia em diante, porque parecia que todos os bancos, salões de beleza e a maioria das lojas estavam fechadas. Então o que aquelas pessoas bem arrumadas estavam fazendo ali? E eles falam muito baixo, com certeza a cidade mais silenciosa que eu já vi. Além de saber muito bem como não fazer barulho, o povo lá entende de restaurantes charmosos no meio de ruelas. De 8,50 em diante se come um plat du jour na calçada e com uma brisa no rosto (que não tem aqui em Grenoble). Eu só comi uma maçãzinha e uma garrafa de água.
Po, tudo bem, não tem muito pra fazer na cidade, então que tal um museu? O museu de belas-artes ta fechado até 2011. Hahaha! Não faço a mínima ideia do porquê dessa data. Não tem problema também, caminhar em Valence é fácil, tudo muito perto e os prédios me fizeram parar várias vezes pra respirar e olhar melhor.



Nenhum comentário: