sábado, 12 de setembro de 2009

Lyon e outras coisas






Demorei pra escrever e acho que deixei algumas coisas pelo caminho. É que andei visitando umas cidades muito interessantes semana passada e tentar relatar tudo é trair a verdade. Então já que não vou relatar tudo, vou contar um pouco de como foi essa miniviagem que aconteceu do dia 4 ao dia 8 de setembro.
Dia 4 deveria ter pego o trem das 7h20, por aí, mas cheguei em cima da hora e tive que pegar o seguinte, algo do tipo 7h25. Fui pra Lyon, cheguei cedo, fui pro albergue e já me mandei pra conhecer a cidade. Meu objetivo era conhecer a vida lyonnaise, um pouco da cidade e dormir cedo. O bom do albergue é que fica numa parte muito bonita, no alto da colina, com aquela vista clássica da cidade, que é bom fazer quando se chega num lugar, e é lá que tem um anfiteatro galo-romano. Oui, restos de um anfiteatro do século I a.C (eu acho) mostram um pouco do que é a mais antiga ocupação romana fora de Roma. A pé é fácil de chegar na Vieux Lyon, com restaurantes anunciando a legítima comida lyonnaise e foi exatamente aí a melhor imagem que tive da cidade: pedras, vinho, arte e a tentativa de conservação desse patrimônio mundial. Posso dizer também que esse dia em Lyon me garantiu um pouco mais de segurança no francês, porque no albergue que fiquei era francês ou nada de conversa.
Dia 5 às 7h30 fui em direção à Nice. Fiquei num albergue bem bacaninha, organizado e muito bem localizado. Meus passeios foram solitários por lá e a imagem que tenho de Côte d´Azur continua linda (haha). Ah, isso merece outro post.


Nenhum comentário: